domingo, 8 de julho de 2012

A Revolução do Amor


Vivemos num mundo de valores errados. Mais preciosa é a roupa que vestimos e o carro em que andamos que o coração que bate no nosso peito. Mais importante é o cargo ocupado que a vida por trás desse cenário. A embalagem vale mais que o conteúdo!

Homem bem-sucedido é aquele cujo relógio é de ouro e o terno é importado. Homem forte é aquele que conquista, como troféus, muitas mulheres... Não o que respeita uma só, com fidelidade.

Vivemos num mundo de valores descartáveis. O funcionário adoentado, ainda que antigo e bom, é facilmente trocado por outro que produza mais. O casamento em provação é rapidamente desfeito, como se fosse um acordo qualquer.

As leis que regem a sociedade são as leis da competição, da ganância, do egoísmo, da corrupção, do poder. O culto ao corpo é a tônica do momento. Diminuiu o respeito, a compaixão... Escasseou a misericórdia, a bondade... Minguou a gentileza, o perdão...

Por tudo isso, aumentam o medo, a solidão, a violência, o ódio, as doenças psíquicas, o suicídio, as ações judiciais. É o homem vivendo como objeto! É o homem caçando o próprio homem! É o homem pisando em si mesmo!





Dois mil anos atrás, alguém muito diferente passou por aqui. Alguém que não teve posses1... que abriu mão de poderes2... que não pensava em Si mesmo3. Alguém que tinha influência sobre multidões, mas nunca tirou proveito do dinheiro nem da submissão delas. Antes, expunha a Sua mensagem em vez de impô-la. Alguém cujo guarda-roupa era a roupa do corpo, mas cujo coração era o espelho de Deus4.

Quando Lhe desferiam insultos, Ele oferecia a outra face. Quando Lhe pediam ajuda, Ele estendia a Sua mão5. Quando Lhe pediam conselhos, Ele instruía com sabedoria6.




            E, quando O acusaram fraudulentamente, Ele Se calou7. Não porque Lhe faltassem argumentos ou justificativas. Mas porque o Seu silêncio era necessário. Também por esse silêncio, Lhe cravaram numa cruz8. E, através daquela cruz, Jesus deixou ao mundo o maior presente de todos: a eternidade com Deus9!

Vivemos num mundo de valores tão errados! Mas podemos ouvir a voz10 e seguir o exemplo de Quem venceu o mundo11. Podemos amar como Ele amou12. Isso seria uma revolução! Esse seria o começo de um novo tempo!

            Um novo mundo é gerado
Quando enxergamos Jesus
E o Seu amor abnegado
Escancarado na cruz!

De coração quebrantado,
Reconhecemos então
Quanto nós temos pecado...
- Senhor, nos dá Teu perdão!

Então Deus cura nossa alma
E vem em nós habitar...
As nossas dores acalma...
Semeia em nós Seu pomar...

Pomar de sabedoria,
Misericórdia, verdade
E de um amor que irradia
Sua graça e Sua bondade!

Amor que chora com aquele
Que tanto sofre também...
Amor que exulta com ele
Se as boas-novas advêm!

Amor que tudo suporta!
Que não se ofende com o mal!
Amor que ao outro conforta
Se a luta é forte ou final...

Amor que ensina, perdoa...
Que tira o sujo da lama...
Amor que sempre abençoa
Quem lhe ferroa ou ama!

Amor leal, cristalino...
Que faz do bem sua luz...
Amor – espelho genuíno
Do imenso amor de Jesus!



                                                Pablo Bernardes



Referências bíblicas que embasam o texto:

1) Mateus 8.20
2) Filipenses 2.5-8
3) João 6.38
4) João 10.30
5) Lucas 5.12-13; Mateus 9.27-31
6) Marcos 10.17-23; João 3.1-21
7) Marcos 15.4-5; Lucas 23.8-9
8) Mateus 27.26
9) João 3.16
10) Mateus 17.5; João 10.27
11) João 13.15; João 16.33
12) João 13.34; João 15.12


Nenhum comentário:

Postar um comentário