O Advogado das Causas Impossíveis


Certa tarde, num imponente escritório de advocacia, chega um homem desesperado:
– Doutor, eu preciso da sua ajuda. Matei minha mulher! A gente estava brigando muito... Ela me tirou do sério... Fiz besteira.
Após alguns dias analisando o processo, o advogado, famoso no país pelos casos difíceis que reverte, propôs ao novo cliente:
– Minha equipe descobriu alguns visitantes no seu prédio na noite do crime. Vamos alegar, com base em indícios deixados e provas forjadas, que a sua esposa foi assassinada por outra pessoa.
Algum tempo passou e, descartada a inocência do marido, o advogado propôs nova solução:
– Vamos dizer, então, que o crime foi passional. Preciso de tudo que demonstre o quanto você amava sua mulher... Além disso, vamos alegar que ela estava tendo um caso extraconjugal. Quero informações sobre ex-namorados e colegas de trabalho dela.
Mais uma vez, a estratégia falhou. Na empresa da esposa, só trabalhavam mulheres, e o único ex-namorado dela já tinha morrido.
– Bem... – disse o advogado, preocupado – o que nos resta é enfocarmos o seu estado psicológico naqueles dias... pressões no trabalho, problemas de saúde, dificuldades financeiras... vamos pensar... preciso dos seus últimos atestados médicos, do nome das medicações que você vem usando, da relação das suas horas extras...
Por fim, graças à perspicácia daquele homem da lei, seu cliente escapou da pena de morte e teve o castigo reduzido a poucos anos de prisão.




Não foi assim comigo. Segundo a Palavra de Deus, Jesus – o Advogado Fiel – agiu de forma diferente.


*          *          *          *           *

Certa tarde, cheguei desesperado ao Seu escritório.
– Sr. Jesus, eu preciso da Sua ajuda. Pequei contra Deus! Já menti muitas vezes, já desejei o mal do próximo, já destratei amigos, já julguei tantas pessoas... Fiz besteira.
Sem precisar de alguns dias para analisar o processo, o Advogado Jesus – famoso em todo o mundo pelos casos impossíveis que reverte – disse:
– Seu problema é grave. Pela lei de Deus, basta cometer um só pecado que você se torna culpado de todos... e as iniquidades do homem fazem separação entre ele e Deus. Sabe qual o salário do pecado, segundo a Bíblia?
– Qual? – perguntei amedrontado.
 A morte! – respondeu o Advogado, seguramente.
            – Mas a Lei de Deus é tão severa assim?
 Deus é tão santo e puro que não pode contemplar mal nenhum, diz a Escritura sagrada.
– Estou perdido então... – concluí, desalentado.
– Sim, está... – afirmou o Advogado fiel. – Mas eu conheço uma solução. A única! E posso ajudá-lo. Você só precisa confiar profundamente em Mim.
Sem outra opção – já que tudo de bom que eu fiz ou fizesse não apagaria a minha culpa perante Deus –, resolvi entregar meus cuidados àquele Advogado. Resolvi confiar a minha vida e o meu futuro a Ele.




*          *          *          *           *

Enfim, chegou o dia do julgamento. Na frente, Deus: o Justo Juiz. Do lado: o meu Advogado. A primeira pergunta de Deus foi simples e direta:
            – Você cometeu esses crimes?
Antes que eu respondesse, meu Advogado pediu a palavra e afirmou:
– Sim, meu cliente é totalmente culpado. Ele cometeu esses crimes e muitos outros.
Calei-me extasiado! Afinal, o que aquele advogado queria? Me ferrar?
– Há algum dado que abrande o que ele fez? – continuou o misericordioso Deus.
– Nada! Ele é totalmente culpado – ratificou meu defensor.



Então o Juiz abriu a Lei Maior e recitou: “a alma que pecar, essa morrerá.” Baseando na Sua Palavra, que nunca pode falhar, decretou a minha sentença: PENA DE MORTE.

*          *          *          *           *
          
            Abaixei a cabeça, incrivelmente desiludido... enxergando de perto as consequências dos meus erros. Nessa hora, meu Advogado colocou a mão no meu ombro e cochichou:
– Você ainda confia em Mim?
Levantei a fronte e fitei o Seu olhar: estava muito tranquilo... Parecia saber o que estava fazendo. Então lembrei que Ele era o Advogado das causas impossíveis... daquelas que ninguém pode resolver. Por isso, derramei-me sinceramente a Ele:
– Confio sim! O Sr. é a minha luz, a minha salvação! O Sr. é a minha esperança! É tudo o que eu tenho! É a minha única chance de viver!
Ele sorriu e pediu a palavra novamente ao atencioso Juiz:
– Caro Meritíssimo, venho nesse momento não só reafirmar a culpa do meu cliente, mas também fazer ao Senhor um pedido: que toda a culpa dele recaia sobre Mim.
Silêncio no tribunal. A plateia, que se achava satisfeita com a minha condenação, calou-se de repente. Arregalei os olhos, sem acreditar...
– Por que você está fazendo isso? – perguntou ao Advogado o onisciente Juiz, com jeito de Quem já sabia a resposta.
 Simplesmente porque Eu amo demais o meu cliente!
– Não!!! – gritei. – o Sr. não pode fazer isso... O Sr. não merece...! O Sr. não fez nada de errado!
– Eu sei, querido amigo... é um sacrifício voluntário!
Comecei a chorar, inundado de profunda gratidão, enquanto o Advogado recebia a condenação de morte no meu lugar!
– Este é o Meu Filho amado, em Quem tenho prazer! – disse o gracioso Juiz ao final, olhando para Jesus.

*          *          *          *           *


          Dias depois, a execução foi feita. O meu Advogado recebeu sobre Si o castigo merecido pelos pecados que eu cometi.

         


          Ele foi crucificado como um criminoso! A justiça foi feita... E eu, inocentado. Nenhuma condenação mais existe sobre mim. Todos os meus crimes-pecados foram pagos por Ele. Um gesto de sacrifício planejado pelo Juiz Pai e voluntariamente recebido pelo Filho Jesus. Um gesto de perdão... De bondade... De misericórdia... De graça... Um gesto, sobretudo, de profundo amor!! Não há outra explicação.


         
               Pablo Bernardes
               (15/12/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário