O Amor do Fiel


Quando criança, meu pai me contava uma história que sempre me fazia chorar:

“Moravam numa fazenda um senhor, a sua filhinha ainda bebê e um velho cão. Os três viviam juntos: o pai provia o alimento, o cão guardava a casa e a menina lhes dava alegria. Certa manhã, o senhor teve de ir à cidade urgentemente, mas não pôde levar a criança. Antes de sair, então, pediu ao cão o seguinte:

– Cuide da minha filha com toda a sua atenção e a sua força. Não deixe que nada nem ninguém faça mal a ela. Confio em você, Fiel!

           O cão lambeu a mão do seu dono, deu dois latidos e correu para dentro da casa.

            Algumas horas depois, o senhor voltou da cidade. Fechou a porteira que demarcava o início das suas terras e caminhou rumo à sua morada. De repente, porém, parou assustado e começou a tremer: na frente da porta de casa, o seu velho cão o esperava sentado, com a cabeça baixa, todo ensanguentado. Na boca dele, o ursinho de pelúcia da menina, aos trapos.

Tomado de intensa ira, o senhor pegou o cão pela coleira e o levou para a sombra de uma árvore.

        – O que você fez com a minha filha? – gritou o homem, desconsolado, enquanto chutava o animal. – Eu lhe dei comida, lhe dei água, lhe dei abrigo... Seu ingrato! Ela era a minha vida! Era a minha alegria! E agora... é a minha dor! – balbuciou, chorando bastante. Por fim, retirou a sua arma do coldre e atirou no cão. Em nenhum momento, este velho animal, de nome Fiel, reagiu contra o seu dono, a quem muito amava.
           
Após algum tempo, o senhor voltou para casa. Entrou no quarto da filha, com o coração desfalecido e os olhos desmaiados... Enorme foi o seu susto ao encontrar a sua menina viva, intacta dentro do berço, e ao lado dela, no chão, um urso morto.”

 *          *          *          *          *

            A Bíblia nos diz que um dos atributos de Deus é a fidelidade. Essa virtude faz parte da natureza e da beleza do Criador de todas as coisas.
            
          Ao contrário de nós, que prometemos e falhamos, que damos a mão e depois a recolhemos, que nos comprometemos e desistimosDeus é sempre O mesmo, é imutável. Por que mudaria, se é perfeito?

           Aquilo que Deus fala... acontece! Aquilo que promete... Ele o cumpre!

            Deus prometeu a Abrão que faria dele uma grande nação: eis Israel! Deus prometeu a Abrão que o povo dessa nação, por causa da desobediência, seria escravizado no Egito, depois espalhado pelo mundo...  Exatamente! Israel ficou cerca de 4 séculos na terra dos Faraós; algum tempo depois, foi disperso pelo planeta. Só voltou a ser Estado reconhecido pela ONU em 1948... Esse retorno também foi previsto nas Escrituras.

          A maior de todas as promessas de Deus, no entanto, confirmada diversas vezes ao longo dos séculos e do Antigo Testamento, foi a provisão de um Salvador para a humanidade. Há na Bíblia dezenas de profecias sobre o nascimento, o ministério, a morte e a ressurreição de Cristo. Todas se cumpriram à risca.

            Mas será que nós temos compreendido essa fidelidade de Deus? Se recebemos o que desejamos, dizemos: - Ele é fiel!... Se somos curados e protegidos: - Deus é fiel!... Se temos sucesso e prosperidade: - Como é fiel!... Porém quando lutamos, perdemos, sofremos, será que Deus já não é mais fiel? Quando vemos corruptos prosperarem, e nós não, deixa Deus de ser fiel conosco?

De modo nenhum! A fidelidade de Deus não se baseia em circunstâncias ou motivações, mas no Seu caráter santo e bondoso.


         
            Deus é fiel quando nos dá alegrias e vitórias... e também é fiel quando nos consola, nos fortalece, nos socorre, ao passarmos por lutas e tristezas...

           

          Deus é fiel quando nos poupa da tribulação... e também é fiel quando molda a nossa vida através das provações...

Deus é fiel quando nos abençoa pela nossa fidelidade a Ele... e também é fiel quando perdoa os nossos pecados...

Deus é fiel quando nos livra da morte... e também é fiel quando, após a nossa morte, nos leva para Ele...

O que Deus espera de nós? A Sua Palavra nos responde: acima de tudo, confiança na Sua fidelidade.


         Confiar é pôr a Consciência no Fiel. É depositar todas aConvicções sobre o nosso Fiador.

Confiar é deixar tudo o que é tão precioso para nós aos cuidados amorosos Daquele que deu a Sua própria vida para salvar a nossa!

                              
                                         Pablo Bernardes
                                             (07/09/2012)


“Tu és fiel, Senhor, Meu Pai celeste
Pleno poder aos Teus filhos darás...
Nunca mudaste, Tu nunca faltaste
Tal como eras, Tu sempre serás!

Tu és fiel, Senhor! Tu és fiel, Senhor!
Dia após dia com bênçãos sem fim!
Tua mercê me sustenta e me guarda
Tu és fiel, Senhor, fiel a mim!

Flores e frutos, montanhas e mares,
Sol, lua, estrelas no céu a brilhar...
Tudo criaste na Terra e nos ares
Todo o Universo vem, pois, Te louvar!

Pleno perdão Tu dás, paz, segurança
Cada momento me guias, Senhor...
E no porvir – ó, que doce esperança!
Desfrutarei do Teu rico favor!”

                                                                           (Hino Cristão Tradicional)


Nenhum comentário:

Postar um comentário