A Metamorfose da Alma


Um dos fenômenos mais lindos do mundo acontece dentro de um casulo. Sim, naquela casinha frágil, feita de seda, onde uma lagarta feia e desengonçada entra. Vários dias se passam, até que ela deixe sua morada provisória para abrir as asas e colorir o jardim! Quem não acredita em transformações, precisa bater um papo com as borboletas...



Assim como elas, podemos ser transformados também. Não é incomum, após algum acidente ou recuperação de doença grave, ouvirmos alguém dizer:

 Hoje sou outra pessoa!

Mas o maior e mais profundo tipo de transformação que existe, segundo a Bíblia, é a metamorfose que acontece na alma, pela ação graciosa do Espírito Santo de Deus. Do grego: “meta”: mudança... e “-noia”: reflexão; meditação... Metanoia: arrependimento, transformação espiritual.

Arrependimento não é um sentimento passageiro de tristeza por algo errado que se fez...

Não é um pedido repetitivo de perdão a Deus, acompanhado pelos mesmos passos de antes...

Não é a promessa de mudança de vida a acontecer apenas no dia seguinte...

Arrepender-se é desistir de si mesmo... é não oferecer resistência... é se entregar completamente a Deus.




Segundo a Bíblia, o sacrifício mais agradável a Deus que podemos fazer é nos quebrantar para Ele.

Muito mais do que ofertas, e promessas, e esforços, e boas ações, Deus quer o nosso coração.

Num coração entregue, Deus trabalhará para o nosso bem. Fertilizará o nosso solo improdutivo; retirará as ervas daninhas provindas dos nossos vícios e pecado; regará o nosso peito com louvor e amor a Ele.

Assim como a lagarta, cada um de nós deve esperar de coração aberto no casulo da vontade de Deus, a sua metamorfose. Ele, o Criador e Sustentador da vida, é Quem transforma a nossa feiura em um colorido encantador! É Quem nos tira do rastejo nas coisas terrenas para o voo nos perfumes do Céu!


                                        Pablo Bernardes
                                                        (21/08/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário