sexta-feira, 20 de julho de 2012

O Transplante da Graça

           
            Engana-se quem é o senhor do seu próprio coração. Engana-se e sofre. Porque o coração do homem tem a propensão natural de caminhar para o mal. Se alguém nos causa um dano, a nossa primeira reação tende a ser a afronta, o revide, a vingança. O perdão é fruto de reflexão e esforço. Para fazer o bem, precisamos lutar contra as nossas próprias vaidades.

           Os livros de autoajuda, a mídia e a maioria das pessoas geralmente nos aconselham a ouvirmos o nosso coração. A Bíblia, ao contrário, diz que o coração é mais enganoso que todas as coisas e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá1?


          Deus o conhece! Ele sonda o coração humano profundamente e observa o que dele procede2. Quase sempre, Deus Se decepciona muito com o que vê: invejas, egoísmos, impurezas, mentiras, falsidades, cóleras, mágoas, pecados, muitos pecados3...

         Como então podemos tornar o nosso coração mais admirável a Deus? Eis o segredo: não podemos. Não conseguimos. Por mais que tentemos4.

A Bíblia nos diz que todas as nossas justiças são como trapo de imundícia perante a santidade de Deus5. Trapos de imundícia eram os panos que as mulheres da Palestina usavam 700 a.C. para conter o fluxo menstrual.

O que fazer então? Nosso caso é complicado. Há alguma solução?

Apenas uma: um transplante. Nós seremos o paciente. Deus, o Cirurgião. Ele fará tudo. Do começo ao fim. Substituirá o nosso coração ruim por um novo, um puro6. Quem o doará? O próprio filho de Deus: Jesus. Que amor maravilhoso é esse7?!



            Mas será que conseguiremos pagar essa cirurgia? O preço deve ser absurdo...! Não. De modo algum. A Bíblia nos garante que é tudo de graça8. Isso é graça! É o Filho doando a Si mesmo em favor de nós9. É Cristo nos dando um coração que agrada a Deus de verdade10. É Deus nos dando vida – e vida em abundância11!

            Nenhum esforço nosso será preciso12. O mérito é todo de Cristo! Cabe a nós apenas... fé13. Este é o meio que Deus usa para nos tornar parte da Sua família14. Este é o meio que Deus usa para nos embelezar com a formosura do Seu Filho amado. Quando olhar para nós, Deus não mais verá os nossos erros e pecados. Ele verá a imagem de Jesus pulsando em nós: tum, tá... tum, tá15...

                                                       
                                                    Pablo Bernardes



Referências bíblicas que embasam o texto:

1) Jeremias 17.9
2) Salmo 139.23 e 24; Apocalipse 2.23
3) Salmo 7.9 e 11; Salmo 5.4
4) Isaías 64.6
5) Romanos 7.19; Habacuque 1.13
6) Salmo 51.10
7) Jeremias 31.3
8) Romanos 6.23
9) Lucas 22.19
10) João 8.29
11) João 10.10
12) Romanos 11.6; Efésios 2.8 e 9
13) Romanos 3.28
14) Gálatas 3.26
15) Romanos 5.8


Nenhum comentário:

Postar um comentário